Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é celebrado com "Um Brinde ao Museu"

  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 16h35
  • Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 16h44
  • Acessos: 2768

BrindeMateria

Para celebrar o dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, comemorado em 10 de novembro, foi realizado no último sábado, em Marabá, o evento "Um Brinde ao Museu". A iniciativa é inspirada no festival internacional de divulgação científica “Pint of Science”, que busca popularizar a ciência ao redor do mundo, e teve o apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e da Fundação Casa da Cultura de Marabá. 

O encontro prestou homenagens ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, uma das instituições científicas mais antigas do país, que teve seu acervo incendiado em setembro de 2018. Além disso, buscou despertar o interesse e a real dimensão do que é um museu, sua importância para a sociedade e a necessidade de preservação desses lugares que guardam a história da humanidade, ao longo dos tempos. 

É o que conta um dos organizadores do evento, o professor da Unifesspa, Danilo Elias de Oliveira. “Os museus são locais de guarda, estudo, consulta e exibição do patrimônio histórico da humanidade. São locais ricos para pesquisa. Boa parte da produção de conhecimento científico ocorre dentro ou graças aos museus”. Para Oliveira, zelar pelos museus é “preservar os aspectos culturais, a linguística e a nossa identidade como sociedade”.

De acordo com o professor da Faculdade de Biologia (Facbio), Paulo Nogueira da Costa, entre os problemas relacionados à tragédia do Museu Nacional está a falta de engajamento da população. “Se houvesse mais interesse em instituições como essa, talvez essa tragédia poderia ter sido evitada. Eventos como esse são importantes nesse sentido, pois possibilitam o diálogo direto com a comunidade”.

Vanda Gomes, presidente da Fundação da Casa da Cultura de Marabá, destacou a importância da participação da comunidade na preservação e reconhecimento dos acervos históricos. “Nossos acervos, em todo o país, precisam de olhares mais atenciosos, de investimentos e gestões mais eficientes. Um Brinde ao Museu é uma boa iniciativa para envolver os alunos, futuros pesquisadores, na conscientização da sociedade que a preservação dos acervos não é fácil e requer a participação de todos”, disse.

Além de Marabá, mais sete cidades também promoveram o evento: Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Diamantina (MG) e São Carlos (SP).  

Fim do conteúdo da página