Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Melhor da região Norte: Curso de Geografia da Unifesspa conquista nota 4 no Enade

  • Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h44
  • Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 15h37
  • Acessos: 3407

DSC 0280O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017 e o curso de Licenciatura em Geografia da Unifesspa está entre os mais bem avaliados do país, obtendo o conceito 4. Com base nessa nota, o curso desponta como o melhor da região Norte.

O Enade é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Em 2017, o Enade na área de Geografia contou com a participação de estudantes de 241 cursos de Licenciatura.

Os alunos de Geografia da Unifesspa compareceram em peso à prova e tiveram um bom desempenho, o que reflete o esforço da Unifesspa em oferecer à sociedade um ensino superior gratuito com muita qualidade. “O Enade é um momento de muita responsabilidade para nós alunos porque traz resultados importantes para o curso e para a Instituição. É uma forma de demonstrarmos à sociedade que nós adquirimos as qualidades profissionais propostas pelo curso. Essa nota é motivo de celebração de toda a comunidade. Com ela, a gente comemora e agradece pela educação que nós tivemos”, disse, cheio de orgulho, o estudante Marcos Renan da Fonseca Costa, aluno da Turma 2013 (Noite).

A estudante Aldre Rodrigues se preparou para a prova do Enade com a consciência de que o resultado da nota reflete na avaliação geral do curso. Segundo ela, todos os conteúdos exigidos no exame tinham sido explorados ao longo graduação. “A prova não foi difícil pra nós porque tudo que caiu a gente já havia estudado, e isso foi importante porque nos mostrou que a grade curricular do nosso curso é muito pertinente. Estamos muito felizes e orgulhosos”, comemorou.

Para a Coordenação do curso, o resultado do Enade mostra uma evolução da graduação após a reformulação do projeto pedagógico. “O resultado é muito positivo. Revela o avanço na qualidade do ensino, o que nos enche de orgulho. Também comemoramos a nota 3 do curso de Bacharelado em Geografia porque é a primeira vez que o curso foi avaliado e a nota está dentro da média do país”, destacou o coordenador, professor Marcus Vinicius Mariano de Souza.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Geografia da Unifesspa foi iniciado em 2009. Atualmente, conta com 11 professores, sendo 6 doutores e os demais encontram-se em processo de doutoramento. A duração do curso é de cinco anos, divididos em dez semestres, com uma Carga Horária Total de 3.804 horas.

A estrutura curricular do curso está voltada a uma formação profissional que torne o aluno apto a atuar na realidade brasileira e amazônica, principalmente, capacitando-o para não reproduzir apenas o que se publica em Geografia, mas, principalmente, a produzir conhecimentos geográficos a partir da pesquisa de campo e da intervenção para a melhoria da qualidade de vida do planeta. A consolidação do curso de Licenciatura em Geografia no Campus de Marabá busca atender à demanda por qualificação profissional de professores no ensino Geografia na região.

DSC 0292

Fim do conteúdo da página