Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa tem primeiro docente promovido à classe de Professor Titular

  • Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 09h01
  • Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 17h37
  • Acessos: 3832

professor titularA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou, na tarde de segunda-feira (20), a primeira banca de promoção para classe “E” (professor titular) do Magistério Superior. O professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro foi o primeiro docente a fazer defesa pública do memorial de suas atividades acadêmicas, sendo aprovado por unanimidade pela banca avaliadora.

A apresentação do memorial aconteceu no auditório da Unidade III do Campus Marabá, prestigiada por professores, alunos, técnicos administrativos, além de amigos e familiares. O Memorial é uma exigência acadêmica para progressão à classe de professor titular, documento que destaca fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente.

Maurílio de Abreu Monteiro abordou aspectos relevantes de sua vida acadêmica que resultaram em 21 orientações de mestrado e doutorado, 27 em especializações, participação em mais de 100 bancas examinadoras, 20 projetos de pesquisa, produção de 42 artigos científicos, quatro livros e 27 capítulos de livros, entre outras iniciativas de ensino, pesquisa e extensão.

Durante a apresentação, o primeiro professor titular da Unifesspa fez questão de ressaltar aspectos relacionados a sua vida política e as principais conquistas enquanto gestor público na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, antes de ocupar o cargo de reitor da Unifesspa.

“O candidato em razão de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, nas quais incluem-se o desempenho de atividades de docência na graduação e na pós-graduação, participação em bancas examinadoras e atividades de orientação e pesquisa, apresentação de uma produção intelectual pertinente a seu ambiente acadêmico, a qual é fruto das pesquisas e orientações sob sua responsabilidade, bem como a atuação como primeiro reitor pro tempore e, em seguida, eleito o primeiro reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no entendimento da comissão indicaram a “excelência e distinção” para a promoção”, afirma o parecer da comissão avaliadora, instituída pela direção do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa.

Na primeira fase do processo de habilitação à titularidade por progressão, o professor obteve um total de 1340 pontos, resultado muito superior à pontuação mínima exigida para aprovação no Memorial de Desempenho Acadêmico (MAD), que é de 120 pontos.

Compuseram a banca os professores doutores da Universidade Federal do Pará (UFPA) Edna Maria Ramos de Castro (Presidente), João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa (Membro) e Carlos Renato Lisboa Francês (Membro); e o Prof. Dr. Cláudio Alex Jorge da Rocha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA (Membro).

Sobre o professor

Maurílio de Abreu Monteiro é formado em História, com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, também pela UFPA, instituição da qual foi pesquisador e professor por mais de 10 anos. Atuou como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA da UFPA. Foi reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa, de junho e 2013 até maio de 2016. Atualmente, exerce o cargo de Reitor da Unifesspa, para o quadriênio 2016-2020.

Fim do conteúdo da página