Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bem avaliado: Curso de Engenharia da Computação da Unifesspa comemora nota 4

  • Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 12h06
  • Última atualização em Terça, 26 de Junho de 2018, 15h34
  • Acessos: 4160

destaque engenharia da computaçãoNo período de 06 a 09 de junho, a comissão de avaliadores da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conae) do Ministério da Educação visitou a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para realizar a avaliação do curso de bacharelado em Engenharia da Computação.

O curso que funciona em turno integral recebeu nota 4 pelo MEC que observou a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além da infraestrutura da Unifesspa.

Os avaliadores constataram que os conteúdos curriculares escolhidos no projeto do curso estão, de forma geral, adequados para a formação de um Engenheiro de Computação. Os conteúdos e as bibliografias são atuais, adequados e compatíveis com a carga horária prevista.

Outro ponto positivo observado foi que existem laboratórios e a relação teoria-prática é privilegiada. As atividades de extensão previstas privilegiam o contato do aluno com o seu entorno, possibilitando o levantamento das necessidades da sociedade. A acessibilidade pedagógica é um foco da universidade e do corpo docente.

"Essa nota veio para fortalecer e consolidar o curso de Engenharia da Computação da Unifesspa na região sul e sudeste do Pará, proporcionando aos alunos - um curso com destaque no ensino e pesquisa na região, além de um corpo docente qualificado que vem contribuindo para o crescimento do curso. E a nota do MEC vem coroar todo esse empenho que está sendo realizado", argumentou o coordenador do laboratório do curso, professor Elton Alves.

Durante a avaliação foi atestado ainda que a Unifesspa faz uso do sistema acadêmico SIGAA, que permite que os registros acadêmicos sejam lançados no mesmo sistema que os discentes usam para acesso à biblioteca e aos materiais de aula. Os docentes têm disponíveis projetores multimídia e os laboratórios são equipados com computadores. A rede sem fio funciona em todos os espaços. Os laboratórios possuem softwares adequados às disciplinas do currículo e estão disponíveis para uso dos alunos, inclusive à noite e aos finais de semana. A biblioteca está interligada com o resto da instituição e possui terminais de consulta e de trabalho.

Outro ponto considerado excelente foi a dimensão e qualificação do corpo docente e as condições de infraestrutura da universidade que atendem aos alunos ingressantes nas 30 vagas anuais ofertadas. Os avaliadores observaram durante a avaliação que estão disponíveis quatro salas de professores, compartilhadas pelos docentes do curso por 5 ou 6 professores. São amplas, com climatização, mesas e computadores individuais. No prédio novo, duas destas salas possuem espaço fechado para atendimento individualizado aos alunos. Há espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos.

aulaengenharia

A acessibilidade também foi outro ponto considerado positivo pelos avaliadores da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conae). Nos prédios onde são ofertadas as aulas teóricas e práticas do curso de Engenharia de Computação pode-se constatar a presença de elevadores, plataformas elevatórias e banheiros adaptados, tanto masculino, quanto feminino. Há também mobiliário adaptado para pessoas com deficiência, incluindo cadeiras para canhotos, cadeiras para obesos, bancadas mais baixas para cadeirantes e pessoas de baixa estatura e mesas e trabalho adaptadas. Também foi possível constatar que existem vagas de estacionamento demarcadas para uso específico para deficientes.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado da avaliação por que não só a Unifesspa, como comunidade, ganha com isto, mas toda a microrregião do sul e sudeste do Pará. É importante e necessário que aqui, numa região onde os holofotes nacionais estão posicionados a 180 graus, uma universidade pública consiga se consolidar com alicerces sólidos. Nós, da Faceel, sentimo-nos altamente honrados em sermos agentes protagonistas desta conquista, por saber que nosso trabalho está sendo bem feito. Nós gostaríamos de aproveitar esta oportunidade e agradecer a todos que nos ajudaram de alguma forma: aos professores, técnicos administrativos e alunos da Faceel, a  Proeg, a Sinfra, ao CTIC, as moças que cuidam da limpeza dos ambientes e finalmente aos avaliadores que cumpriam com seu dever, foram exigentes e nos ensinaram muito”, relatou a coordenadora do curso de bacharelado em Engenharia da Computação Franciane Silva de Azevedo.

Conheça o curso: O curso de bacharelado em Engenharia da Computação tem carga horária total de 4.379 horas-aula, computando um total de 3778,3 horas, com integralização prevista em 10 semestres letivos (tempo mínimo de 10 e máximo de 15 semestres letivos). A Unifesspa possui 40 vagas anuais autorizadas, todas no turno integral. À carga horária as disciplinas somam-se 537 horas de atividades complementares e de extensão, 170 horas de estágio obrigatório e 68 horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão de Curso.

O curso é coordenado pela Profª Franciane Silva de Azevedo, Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e Doutora Física pela Unesp, nomeada pela Portaria Unifesspa nº 505, de 04 de abril de 2017.

ENG MEC

Fim do conteúdo da página