Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Orgulho, memória e reflexão marcam aniversário de 5 anos da Unifesspa

  • Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 09h03
  • Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 20h15
  • Acessos: 2782

5 Anos 0043 OKComemorar o presente, valorizando o passado; celebrar os avanços, sem fechar os olhos para o que ainda é necessário alcançar; e festejar o início de uma história, marcada pelo crescimento e pela diversidade, com a certeza de estar no caminho certo. Foi assim que estudantes, técnicos administrativos e professores da Unifesspa decidiram celebrar os primeiros cinco anos da Instituição, com uma programação especial que ficou marcada na história da Unifesspa. 

Nos dias 14 e 15 de junho, foram promovidos diversos eventos comemorativos de aniversário, com inauguração de prédios, exposições artísticas, momentos de reflexão, música e informação. Entre o público presente, um sentimento era predominante: o orgulho de fazer parte de uma instituição considerada uma “menina” ainda, mas que cresce, se fortalece, dia após dia, mostrando sua relevância e seu impacto para a educação no sul e sudeste paraense.

Na tarde da sexta-feira (15), o auditório do prédio administrativo recém-inaugurado na Unidade III do Campus de Marabá ficou lotado para a solenidade oficial em comemoração aos cinco anos da Unifesspa. O público foi recepcionado pelo grupo de corda da Casa da Cultura de Marabá, que contava com a participação especial do servidor da Unifesspa André Luíz dos Santos. Em um momento de apresentação solo, o servidor emocionou o público presente, em especial os colegas servidores e alunos com a canção "Amigos para Sempre".

Outro momento marcante, logo no início da solenidade, foi a apresentação do recém-formado Coral da Unifesspa, que fez sua primeira apresentação pública. Professores, técnicos e alunos que integram o Coral, regido pela servidora Ivonilce Brelaz, estrearam com a canção “O que é o que é?” de Gonzaguinha, arrancando inúmeros aplausos da plateia.  Assista a um trecho da apresentação!

5 Anos 0107

Ainda no início da celebração, estudantes da Unifesspa realizaram uma mística que discutia a importância da universidade para uma população historicamente excluída de direitos e do acesso ao ensino superior, a igualdade de gênero e a necessidade de construir uma universidade para o povo. “Que a Universidade se pinte de povo”, repetiam os alunos durante apresentação comovente que também refletia sobre as injustiças sociais. 

Confira a galeria de fotos com os principais momentos do evento.

História 


No dia 5 de junho de 2013, foi sancionada, pela então presidente da República Dilma Rousseff, a Lei Federal n.º 12.824, criando a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a partir do desmembramento do campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante a solenidade, foi dedicado um momento especial para rememorar a história do Campus Universitário de Marabá (CAMAR) da UFPA, destacando uma história de mais de 20 anos na construção do ensino superior em Marabá. 

O Camar teve o início da suas atividades em 1987, com os cursos de licenciatura em História, Letras, Matemática, Geografia e Pedagogia, desempenhando ao longo dos anos, importante papel social na formação de professores do ensino básico. O campus universitário de Marabá, a partir de múltiplos esforços de diversas categorias e seguimentos sociais, trilhou o caminho de se transformar em uma nova universidade. A cerimônia contou ainda com exibição de fotos e imagens do antigo campus, relembrando a trajetória de alunos, professores e técnicos do antigo campus, muitos dos quais continuam integrando o quadro efetivo da Unifesspa e ajudando a consolidar a universidade na região.  

5 Anos Joao Weil 0041

A Unifesspa completa 5 anos registrando mais de 1500 diplomas entregues, formando profissionais de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento regional e ajudando a transformar a vida de milhares de pessoas. “Estamos construindo uma universidade diversa, que acolhe negros, indígenas, camponeses, pessoas com deficiência, um público que teve esse direito negado historicamente. E o nosso ensino tem que ter qualidade, tem que ter excelência para o filho do rico e para o filho do pobre. O que vai nos permitir resistir e avançar em tempos difíceis é a nossa firmeza estratégica e a paixão pelo ensino público superior”, disse o reitor da Unifesspa , Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, finalizando com uma homenagem a todos os servidores públicos da Unifesspa que vêm dedicando seus melhores anos a transformar a realidade dos povo do sul e sudeste paraense. 

Em seu discurso, a vice-reitora da Unifesspa, Idelma Santiago, ressaltou o papel da Unifesspa na promoção da diversidade e dos direitos humanos. “Estamos tendo a oportunidade de construir uma universidade pública na Amazônia. A memória e a imaginação podem ser ainda mais radicalizadas para a criatividade e a ousadia de uma universidade que busca se descolonizar. Eu tenho a esperança nesse lugar e nessa comunidade, onde vivo a vida que tenho para estar nesse mundo”, disse e encerrou com a leitura do poema de Paulo Freire Canção óbvia. 

A estudante Ruth Santana, coordenadora geral do DCE, saudou os estudantes e destacou a atuação estudantil no processo de construção da universidade. Ela também demonstrou indignação sobre o ato de violência sofrido pelo estudante André Oliveira, fato recente registrado em São Luís. “Que a Unifesspa continue se pintando de povo, que a gente faça essa universidade cada vez mais diversa, mas também integre essas pessoas e esses saberes tradicionais que são importantes. Vamos continuar resistindo", afirmou.  

5 Anos Renato Frances 0051

Entre as presenças destacadas da solenidade, os professores da UFPA, João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa e Carlos Renato Lisboa Francês, que deixaram importante marca na construção da Unifesspa. João Weyl foi vice-reitor pro tempore da Unifesspa no período de 2013 a 2016 e Renato Frances foi pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, além de reitor pró-tempore da Unifesspa em 2016. Em seus discursos, os professores relembraram importantes momentos do processo de implantação da Unifesspa e elogiaram a comunidade acadêmica pelos excelentes resultados em cinco anos de criação. 

Também compuseram a mesa de honra, os pró-reitores Hugo Kuribayashi (Administração), Marcel Miranda (Desenvolvimento e Gestão de Pessoas), Elias Fagury (Ensino de Graduação), Diego Macedo (Entensão e Assuntos Estudantis), e o diretor de Pós-Graduação, Erinaldo Cavalcanti, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pequisa e Inovação Tecnológica (Propit).  

A programação continuou fora do auditório, na praça externa aos prédios, com o lançamento da Campanha audiovisual “Iguais na Diversidade” de respeito às diferenças no ambiente universitário; apresentação do selo comemorativo dos 5 anos da Unifesspa pelo professor José Marcos Cavalcanti de Carvalho, da Faculadde de Artes Visuais e membro da comissão de criação do selo; e encerrada com os parabéns e um coquetel. 

Em seguida, o público  prestigiou as apresentações musicais do grupo Choro em Harmonia, Meury e Athos Pedrosa, Aedo XXI e Ítalo de Almeida. 

ANDRE VIOLINO 5 ANOS UNIFESSPA

coral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 Anos Atração Cultural

5 Anos Apres Cultural 0146 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página