Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Parceria: Unifesspa e IFPA assinam Acordo de Cooperação Técnica

  • Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 12h02
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 17h21
  • Acessos: 3114

Destaque Assinatura do TermoNa manhã desta segunda-feira (23/04) a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Marabá Industrial assinaram um acordo de cooperação técnica entre as unidades federais que contribuirá significativamente para o desenvolvimento de atividades de interesse mútuo de ensino, visando a implementação de ações conjuntas que assegurem a realização, em prol do desenvolvimento tecnológico regional, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Os reitores da Unifesspa e do IFPA Maurílio Monteiro e Cláudio Alex da Rocha, respectivamente, participaram da cerimônia representando as instituições. Estiveram presentes na cerimônia o pró-reitor de Ensino de Graduação da Unifesspa, Prof.º Dr.º Elias Fagury; diretor geral do IFPA – Campus Industrial de Marabá, Prof.º Marcelo Edgar de Moraes Maia; diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do IFPA, CIM - Prof.º Riguel Fletrin Contente; o diretor de Ensino substituto do IFPA, Campus Industrial de Marabá, Prof.º Carlos Vinícius de Paz Santos; diretor do Instituto de Geociências e Engenharias da Unifesspa, Prof.º Dr.º José de Arimatéia Costa de Almeida, além de representantes do Exército Brasileiro e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O acordo foi assinado no auditório da Unidade I do Campus da Unifesspa em Marabá e prevê uma parceria muito importante para a continuidade e prestação de serviços adequados à comunidade acadêmica. Entre os principais pontos da cooperação estão: utilização de salas de aulas, laboratórios e auditório, além da participação de alunos e professores em grupos de pesquisa. Assinatura 3

A cooperação técnica visa o desenvolvimento de novas tecnologias, com o objetivo de se completar Instituições de ensino localizadas na região, as quais contribuem para uma formação tecnológica no estado. A Unifesspa e o IFPA desenvolverão, inicialmente, um conjunto de ações envolvendo o Instituto de Geociências e Engenharias e o Campus Tecnológico de Marabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, e posteriormente parcerias entre os cursos das instituições, que permitirão definir estratégias de gerar conhecimento tecnológico. A cooperação será dividida em etapas independentes, em níveis crescentes de inserção, que podem ser desde visitas técnicas às instituições, pesquisas, uso de equipamentos, espaço físico, ou até mesmo aulas experimentais.

Atualmente a Unifesspa possui nove cursos de engenharia, todos localizados na cidade de Marabá, mais precisamente no Instituto de Geociências e Engenharias (IGE). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará visando a melhoria na qualidade do ensino tecnológico na região discutiu a ampliação de suas áreas de atuação e obteve recursos, material físico e humano para o campus avançado de Marabá. Sabe-se que uma mudança na qualidade do ensino, configura consequências diretas na sociedade, elevando o nível cultural da população, entretanto, não se pode assegurar essa mudança sem a participação de outras entidades de ensino.

Neste contexto, a Unifesspa, mais particularmente o IGE, apresenta demandas de laboratórios e profissionais qualificados. O acordo de cooperação técnica entre as instituições viabiliza estrutura comum para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao ensino e pesquisa, como gerador de conhecimento. Um aspecto relevante será a fixação de profissionais na região, além do desenvolvimento de tecnologias por esses profissionais, voltando-se para o enfrentamento de inúmeras situações de interesse tecnológico.

O reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha destacou que a parceria com a Universidade será muito proveitosa. “É uma grande oportunidade para todos, mas principalmente para os nossos alunos que poderão ampliar o conhecimento em pesquisa e fazer uso da infraestrutura da Unifesspa, além de podermos, também, ampliar e ofertar cursos em parceria, fortalecendo a pesquisa e a extensão”, disse.Assinatura 1

A aluna do curso de Controle Ambiental do Campus Marabá Industrial, Bárbara Heloísa Saraiva, ficou entusiasmada com o acordo e disse que isso vai melhorar ainda mais o ensino no campus. “Em certos momentos queremos fazer algum trabalho de pesquisa mais focado em determinada área, mas acaba não indo pra frente porque barramos na questão da estrutura do nosso campus que ainda é pequena, então, a Unifesspa vai nos ajudar a suprir essa necessidade, assim como poderemos ajudá-los em outras demandas”.

O diretor do Campus Marabá Industrial, Marcelo Maia, também enfatizou a importância desta parceria e disse que a sociedade ganha muito, pois contará com duas instituições mais fortes e preparadas para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos. 

O reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro disse que esse é um momento muito especial para as instituições. “Estamos aprimorando esta parceria com a possibilidade de ampliar os nossos trabalhos haja vista que neste momento não temos outra saída frente à crise orçamentária e financeira que o país está atravessando. A integração entre as instituições de ensino é fundamental para o desenvolvimento da educação em nossa região”, destacou o reitor da Unifesspa. Assinatura 2

Fim do conteúdo da página