Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa e Receita Federal implantam primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Região

  • Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 10h49
  • Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 17h23
  • Acessos: 3835

Destaque Assin Termo RFA cerimônia para implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) foi realizada no Auditório do Campus de Rondon do Pará, na tarde desta quarta-feira (19/04) e contou com a presença de diversas autoridades do município, entre elas o prefeito Arnaldo Ferreira Rocha; a representante Nacional do Núcleo de Apoio Fiscal Ana Paula Sacchi Kuhar; o representante regional do NAF, José Batista Laurindo; o delegado da Receita Federal do Município de Marabá, Arthur Vinícius da Costa Ferreira Pinto; o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Joel Monteiro da Silva; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e docente do curso de Administração, professora Érica Júcio dos Reis Ferreira; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Marla de Oliveira Feitosa; o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro; alunos do curso de Ciências Contábeis e Administração, além da comunidade local.

Em seu pronunciamento, a professora Marla Feitosa disse que a implementação do NAF no Campus de Rondon do Pará é a realização de um sonho. Ela aproveitou para agradecer a todos os parceiros envolvidos nesse projeto e pediu aos alunos que abraçassem essa causa – porque eles serão os grandes beneficiados nesse processo – porque vão aliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência utilizada no NAF.

“Eu parabenizo o empenho de toda equipe da Unifesspa. Eu acredito que se dependesse de vocês, seria implantado um NAF em cada canto desse país”, reconheceu o delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Marabá. Ele complementou dizendo que a implantação do NAF só foi possível por causa de um esforço conjunto.

O delegado da Receita Federal Arthur Vinícius ressaltou que o NAF de Rondon é o primeiro da região sul e sudeste do Pará e que vai abarcar todos os 37 municípios desta mesorregião. Ele destacou que o NAF tem uma externalidade muito positiva que é levar cidadania, principalmente àqueles que moram longe e que não tem acesso aos serviços básicos por questões de distância, como a expedição do CPF, por exemplo. “Foi uma confluência de fatores que permitiram a implantação do NAF no Campus de Rondon do Pará. O NAF é um dos mais importantes projetos de Educação Fiscal deste país e o sucesso daqui será um estímulo para que esta cidadania chegue aos outros locais do Brasil. Agradecemos imensamente a acolhida da Unifesspa em receber o NAF aqui”, destacou.

O prefeito Arnaldo Rocha disse que o povo de Rondon do Pará está sendo agraciado com a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal que será uma oportunidade de cidadania para a transformação de realidades.Coop RF 6021

O reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro enfatizou a importância do NAF no campus de Rondon do Pará e destacou que “teremos que construir essa expertise em Administração e Ciências Contábeis aqui. É aqui em Rondon que teremos os melhores alunos e professores nessas áreas do conhecimento. A Unifesspa é uma Universidade Regional e precisa cada vez mais se consolidar como uma referência na graduação, pós-graduação e pesquisa. Estou muito feliz e animado com a implantação do NAF. É possível lançar desafios maiores e nós somos uma Universidade que não vira as costas para a realidade regional. Viva o NAF, Viva o ICSA, Viva a Unifesspa”, vibrou e concluiu o reitor.

O reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro e o Delegado da Receita Federal em Marabá Arthur Vinícius Pinto assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a implementação do NAF no campus de Rondon do Pará.

Para encerrar, o representante do NAF Nacional Eduardo Augusto Caimbro ministrou a palestra sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal.

Um pouco de história sobre o NAF: A Receita Federal iniciou, no ano de 2011, com apenas 2 servidores – um projeto pioneiro de educação fiscal no âmbito universitário de apoio às pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas.

Essa iniciativa, que no Brasil denominamos de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), tem como finalidades principais dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda (inferior a R$ 35 mil reais aproximadamente), às micro e pequenas empresas e ao público interno das instituições de ensino onde os núcleos se situam; agir como centro de geração de conhecimento fiscal, através de grupos de estudos envolvendo estudantes, professores e profissionais da administração tributária, mesas de discussões, palestras, seminários, estudos de casos concretos, visitas de estudantes às oficinas da Receita Federal, além de outras formações e capacitações oferecidas aos estudantes universitários.

O NAF está presente em todos os estados, em 100 delegacias do país.

Há atualmente mais de 60 Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal no país e mais de 80 espalhados em 11 países da América Latina.

Coop RF 6051

Fim do conteúdo da página