Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa realiza a II edição da Jornada de Experimentos de Física

  • Publicado: Sábado, 17 de Março de 2018, 07h31
  • Última atualização em Sábado, 17 de Março de 2018, 14h00
  • Acessos: 3008

Destaque II Jornada de FísicaO evento anual “Jornada de Experimentos de Física” foi uma oportunidade de encontro e partilha de saberes entre alunos e professores das áreas de Física e Engenharias, além de alunos do Ensino Médio de algumas escolas de Marabá.

A Jornada foi realizada pela Faculdade de Física da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nos dias 15 e 16 de março, no prédio da Física - localizado na Unidade II do Campus de Marabá, e contou com apresentação de experimentos de Física, palestras e minicursos.

O evento que se propôs a estreitar os laços entre a Unifesspa e a comunidade, instigando, em especial o gosto pela pesquisa e pela docência mostrou o trabalho dos profissionais que se dedicam a estudar a ciência que rege todas as ações, processos e consequências do universo: a Física!

Alunos das escolas Liberdade, Acy Barros, José Cursino de Azevedo, Oneide Tavares, Rio Tocantins – Caic, Anísio Teixeira, Plínio Pinheiro, Pequeno Príncipe e Gaspar Viana se revezaram nos períodos da manhã e tarde para conferir e abrilhantar o evento, que teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Física e mostrar as possibilidades do pensar científico, compreendendo as causas e os efeitos que ocorrem no nosso cotidiano.

Para os minicursos foram disponibilizadas 40 vagas. O professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Tharcisyo Sá e Sousa Duarte (PhD em Astrofísica) ministrou a palestra intitulada “Astrobiologia e a busca por vida extraterrestre”, além do minicurso “Aprendendo a manusear telescópio de porte médio”.

“A Jornada de Experimentos de Física é uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que, tendo esse papel estratégico de divulgar, mostra-se que é possível fazer ciência, além de formar indivíduos capazes de construir sua marca na sociedade como seres humanos desenvolvidos, críticos e sensíveis, tornando-os cidadãos ativos e participantes, efetivamente agentes de transformação”, pontuou o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Unifesspa, Rodrigo Gester.

A aluna da Escola Municipal José Cursino de Azevedo - Bruna Lima (14), disse que pela primeira vez participou de um evento com essa magnitude e não sabia que a Unifesspa produzia tudo isso em termos de pesquisa em Física. “Estou no 9º ano do ensino fundamental e fiquei fascinada com o que vi aqui. Gostaria de participar outras vezes”, disse.

Para o estudante Gabriel Matias (15) a oportunidade de participar de um evento como esse é imperdível. “Quando minha professora disse que viríamos, fiquei muito feliz. Já tinha vindo aqui e hoje estou encantado. Quero fazer engenharia civil e os cálculos e a Física vão sempre estar presentes na minha vida”, destacou Matias.II Jornada de Física da Unifesspa 57

O professor e diretor do Programa de Mestrado Profissional Nacional em Física Érico Novais destacou que a II Jornada de Experimentos de Física da Unifesspa objetivou ainda desenvolver uma alfabetização científica na formação do cidadão, fazendo com que os estudantes interagissem com os experimentos, despertando assim, o interesse pelo ensino da ciência.

“O evento foi fantástico e está se tornando tradicional em Marabá. É o ápice do nosso trabalho – quando temos a oportunidade de mostrar à comunidade acadêmica o treinamento dos alunos para se tornarem os futuros professores de Física. Estes jovens tiveram a chance de ver como nossos alunos estão sendo formados. Divulgamos e apresentamos a ciência que pesquisamos e produzimos aqui na Unifesspa e, isso, é muito valioso”, frisou o diretor da Faculdade de Física da Unifesspa, Edney Granhen.

A comissão organizadora da jornada foi composta pelos professores  Maria Liduína das Chagas, Glaura Caroena Azevedo de Oliveira, Fernanda Carla Lima Ferreira, Edney Ramos Granhen, Emerson Benedito Sousa Corrêa, Jorge Everaldo de Oliveira, Luiz Moreira Gomes, Rodrigo do Monte Gester, Tarciso Silva de Andrade Filho, Tiago Carvalho Martins, além dos professores de Engenharia Mecânica - Edilma Pereira Oliveira e Franco e Jefferds dos Santos Silva.

A Unifesspa ainda vai sediar este ano mais dois grandes eventos na área de Física e será aberto a toda sociedade.

II Jornada de Física da Unifesspa 15

Fim do conteúdo da página