Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Competição de pontes de macarrão agita alunos das Engenharias da Unifesspa

  • Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 11h46
  • Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 16h27
  • Acessos: 6673

Destaque PonteA competição das pontes de macarrão agitou o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com os alunos das áreas de Engenharias Civil, Química e de Materiais.

Os alunos desses cursos construíram sete pontes de macarrão (tipo espaguete) e concorreram em competição realizada na tarde do último dia (12/03), no prédio externo do IGE, na Unidade 2, do Campus de Marabá e objetivou colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula, tendo em vista que este trabalho prático consistiu na análise, projeto, construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão, conforme as especificações detalhadas no próprio regulamento da competição.

Segundo o professor Márcio Paulo Mafra, da disciplina de mecânica dos sólidos, a meta este ano era para que as pontes de macarrão suportassem até 150kgf. O recorde da nossa competição é de 75 kgf e foi atingido na competição do ano de 2012. “Há 6 anos a Unifesspa vem realizando esta atividade e como já virou tradição no Instituto de Geociências e Engenharia, as rupturas das pontes foram acompanhadas com muito entusiasmo pelas torcidas. O evento funciona como uma avaliação desta disciplina em que são verificados o peso da estrutura da ponte e a carga suportável por ela.

A aluna Sara Paulina, do 4º período de Engenharia Química, destacou que eles têm apenas três dias para trabalhar nesse projeto, realizando cálculos matemáticos e executando-o – conforme o regulamento. “A nossa ponte foi projetada para suportar 200 kg, mas infelizmente não aguentou nem 50kg. Uma coisa é o projeto no papel, outra é a execução na prática, mas valeu a experiência adquirida”, pontuou a estudante.

Já a aluna Beatriz Cordeiro ressaltou que sua equipe fez o projeto em autocad e consistiu na seleção, colagem, secagem e montagem da ponte. “Calculamos que nossa ponte suportaria 150 kgf, mas não foi isso que aconteceu. Apesar de não termos ganhado, acredito que alcançamos nosso objetivo que foi um grande aprendizado nesses três dias de muito estudo”, disse.

Ao final de mais uma disputada competição,se consagraram campeões e, pela primeira vez na competição de pontes de espaguete da Unifesspa, o grupo de alunos do curso de Engenharia de Materiais - Petrus Cabral, Fabrício Arantes e Roberto Lopes. Eles obtiveram com a maior carga de ruptura: 30 kgf.

As pontes: As pontes eram compostas de macarrão, durepoxi (massa epóxi que funciona como adesivo bicomponente) e uma de pequena estrutura de barra de ferro no meio da estrutura onde foram colocados pesos – em anilhas de 5 e 10 quilos – em suporte propício para o teste.

Em todos os testes de resistência, os avaliadores utilizaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacete, óculos e luvas. As pontes foram medidas e pesadas de acordo com o regulamento da competição. 

Após o teste de resistência, os alunos apresentaram o relatório teórico sobre as técnicas e metodologias utilizadas na construção das pontes de macarrão.Ponte 0136

Fim do conteúdo da página