Curso de aperfeiçoamento forma 34 mediadores de leitura
No dia 21 de maio de 2025, às 19h, o auditório do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sediou a cerimônia de encerramento do curso de Aperfeiçoamento em Formação de Mediadores de Leitura – edição 2024/2025.
A formação integrou as ações do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (Proext-PG), intitulado “Práxis Extensionista, Conhecimento Pluriuniversitário e a Pós-Graduação na Amazônia Sul Oriental”. Com carga horária total de 180 horas distribuídas em oito módulos, o curso foi coordenado pela professora Luciana de Barros Ataíde, vinculada ao IEX e ao Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET).
Durante a solenidade, o coordenador institucional do Proext-PG/Propit, professor Hiran de Moura Possas, destacou os objetivos do projeto: “Pensar a práxis como ação transformadora na pós-graduação apenas pelo prisma do impacto social é reduzir sua potência. Ações como as de hoje evidenciam a importância de ampliar os processos de escuta e aprendizagem junto às territorialidades regionais. Não há métrica capaz de dimensionar o impacto de aperfeiçoar 34 educadores numa região de fronteira.”
Ao final do evento, os participantes enfatizaram a relevância da iniciativa e expressaram agradecimentos à Prefeitura de São Félix do Xingu, representada pelo Secretário Adjunto de Educação, Sr. Eli Coelho, pelo apoio prestado ao longo da formação.
Fotos: GEPEPS – Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses/Faculdade de Letras e Educação/IEX
Redes Sociais