Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Propit tem editais abertos para submissão de propostas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico

  • Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 15h12
  • Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 15h25
  • Acessos: 1127

iniciacao cientificaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), está com diversos editais abertos para submissão de propostas  dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 

As inscrições deverão ser feitas eletronicamente pelo Sisprol, por meio do endereço sisprol.unifesspa.edu.br, de acordo com o respectivo edital, até a data limite para submissão de propostas. Saiba mais: 

EDITAL 04/2022 - Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/FAPESPA-2022/2023)

Trata-se de seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com oferta de 4 (quatro) cotas de bolsas destinadas a discentes da graduação, compreendendo o subprograma PIBITI/FAPESPA.

Submissão de propostas até: 11 de agosto de 2022.

EDITAL 05/2022 – Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/PIBIC-AF e PIBITI/CNPq 2022/2023)

Este edital tem por objetivo apresentar as regras de seleção e execução dos programas PIBIC e PIBITI da Unifesspa, subprogramas PIBIC/CNPq, PIBIC-AF/CNPq e PIBITI/CNPq. Os programas PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI, visam apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Unifesspa, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica a discentes sob orientação de pesquisadores (as) (docentes ou técnicos (as) com titulação de mestre ou doutor), que atuam como coordenadores (as) de projetos de pesquisa registrados na instituição.

Como forma de incentivar e ampliar a diversidade em pesquisa, este edital terá 20% de reserva de cotas para projetos que tenham como bolsistas, discentes vinculados (as) a programas de ações afirmativas (AF) no ingresso à universidade, negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência. Em consonância com o fortalecimento das ações afirmativas na Unifesspa, conforme Lei Federal nº 12.711/2012 e Lei Federal nº 13.409/2016  

Submissão de propostas até: 10 de agosto de 2022.

EDITAL 06/2022 - Programa voluntário de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIVIC E PIVITI

Este edital tem por objetivo apresentar as normas e os procedimentos de seleção e execução dos programas PIVIC e PIVITI. Ambos têm por finalidade apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Unifesspa, por meio do incentivo à pesquisa voluntária de iniciação científica e tecnológica a discentes sob orientação de docentes e técnicos (as) administrativos, coordenadores (as) de projetos de pesquisa registrados na instituição, para o incremento de atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e aos processos de inovação.

Submissão de propostas até: 19 de agosto de 2022.

EDITAL 07/2022 - Programa institucional de bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC- EM- 2022/2023)

O programa PIBIC-EM visa despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, mediante a participação de discentes do ensino médio e profissional de escolas públicas em projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da Unifesspa.

Os (as) bolsistas serão orientados(as) por pesquisadores(as) (docentes ou técnicos(as) com titulação de mestre ou doutor), coordenadores(as) de projetos de pesquisa registrados na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O programa será administrado pela Propit, obedecendo às condições descritas adiante, em acordo com as normas que regem o programa PIBIC-EM/CNPq.

Submissão de propostas até: 19 de agosto de 2022.

Fim do conteúdo da página