Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 16h02 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 18h31

 

Unifesspa: conquista da nação brasileira

 

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi criada em 5 de junho de 2013, pela Lei Federal 12.824, a partir do desmembramento do Campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com a missão de impulsionar a universalização da educação pública de qualidade, a Instituição está profundamente enraizada na sociedade da região em que está inserida, tendo compromisso precípuo com o desenvolvimento regional.

Há seis anos, a Instituição vem permitindo que milhares de pessoas tenham acesso ao Ensino Superior gratuito, fomentando a fixação de profissionais qualificados em suas regiões de origem. Assim, a Unifesspa contribui para a profissionalização de qualidade do norte do país em cumprimento à função social das universidades públicas, especialmente na região amazônica.

Com estrutura multicampi, a Unifesspa está presente em Marabá (sede), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Contudo, sua área de abrangência vai além dessas cidades, envolvendo os 39 municípios da mesorregião do Sul e Sudeste paraense, ainda com potencial impacto no norte do Tocantins, sul do Maranhão e norte do Mato Grosso.

A Unifesspa disponibiliza mais de 40 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) na modalidade presencial, 18 programas de Pós-Graduação lato (especializações e aperfeiçoamentos) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Pará e do país.

A missão, visão, valores e os princípios da Unifesspa representam sua identidade institucional, facilitando e promovendo a convergência dos esforços humanos, pedagógicos, materiais e financeiros, constituindo-se num conjunto orientador que rege e inspira os rumos da Instituição.

Como parte de uma agenda social de redução das desigualdades, a Unifesspa busca democratrizar, ao máximo, o ingresso, a permanência e a integração entre ensino, pesquisa e extensão em seu pensar-fazer cotidiano. Ao dar seus primeiros e firmes passos, ela avança e se destaca no cenário amazônico, sendo um orgulho para a região e um patrimônio da nação brasileira.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): unifesspa , marabá
Fim do conteúdo da página