Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Saiba como ingressar na Unifesspa

Publicado: Quinta, 23 de Mai de 2019, 10h42 | Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 16h41 | Acessos: 36755

A principal forma de ingresso na Unifesspa é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a nota do Enem, você pode concorrer a uma vaga em um dos mais de 40 cursos de graduação gratuitos e presenciais oferecidos pela Unifesspa.  

Existem outros processos de seleção para ingresso nos cursos de graduação. São eles: Processo Seletivo Especial (PSE), Processo Seletivo Simplificado (PSS), Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ), entre outros. 

Entenda como funciona cada uma das formas de ingresso:

- Sisu: é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual a Unifesspa oferece vagas a candidatos que realizaram as provas do Enem. Nossa universidade dispõe várias ações afirmativas com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros, estudantes oriundos de escolas públicas, além de bônus regional de 20% sobre a nota do Enem para candidatos que estudaram ao menos um ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares da região. 

Editais Sisu

 

- Processo Seletivo Especial (PSE): Destinado à seleção de candidatos a vagas do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Com duas turmas formadas por ano, o curso é ofertado em modo intensivo (intervalar) e é voltado à indígenas, quilombolas, ribeirinhos, campesinos ou extrativistas, que atuam como Educadores do campo e candidatos que vivem no campo e/ou pertencem a comunidades do campo. Há reservas de vagas para PcD. O processo é regido por edital específico e, geralmente, inclui provas objetivas, de redação em língua portuguesa, além de entrevistas. 

Editais PSE

 

- Processo Seletivo Indígena e Quilombola - PSIQ: Destinado à seleção de candidatos indígenas e quilombolas, o PSIQ garante o provimento de vagas em todos os cursos de graduação presenciais oferecidos pela Unifesspa. São destinadas duas vagas para pessoas pertencentes a povos indígenas e duas vagas para povos quilombolas. A seleção compreende duas fases: redação em língua portuguesa e entrevista individual.

Editais PSIQ

 

- Processo Seletivo Simplificado (PSS): São processos seletivos simples destinados ao público em geral. Nesta modalidade podem ser utilizados os seguintes meios de avaliação, combinados ou não, como forma de ingresso: número reduzido de disciplinas, prova de redação, avaliação de documentação de pertencimento e entrevistas. 

 

- Processo Seletivo (PS): Processo de seleção destinado ao público em geral que utiliza as disciplinas da matriz curricular do ENEM mais prova de redação como meios de avaliação, além de respeitar a reserva de vagas garantidas pela lei Lei nº 12.711/2012.

 

Para saber mais sobre Transferências (Mobin, Mobex, Ex-Officio) acesse: https://crca.unifesspa.edu.br/crca/transferencia.html

Para conferir todos os editais de ingressos, acesse: https://ceps.unifesspa.edu.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página