Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página

Saiba como ingressar na Unifesspa

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 10h42 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 09h27 | Acessos: 2013

 

A principal forma de ingresso na Unifesspa é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a nota do Enem, você pode concorrer a uma vaga em um dos 42 cursos de graduação gratuitos e presenciais oferecidos pela Unifesspa.  

Existem outros processos de seleção para ingresso nos cursos de graduação. São eles: Processo Seletivo Especial (PSE), Processo Seletivo Simplificado (PSS), Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ), Transferência e Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) e Externa (Mobex).  

Entenda como funciona cada uma das formas de ingresso:

Sisu

Sisu: é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual a Unifesspa oferece vagas a candidatos que realizaram as provas do Enem. Nossa universidade dispõe várias ações afirmativas com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros, estudantes oriundos de escolas públicas, além de bônus regional de 20% sobre a nota do Enem para candidatos que estudaram ao menos um ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares da região. 

Edital Sisu 2019.2

Ingressos anteriores  

 

 

Processo Seletivo Especial - PSE - PSS - PS - PSIQ

Processo Seletivo Especial (PSE): Destinado à seleção de candidatos a vagas do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Com duas turmas formadas por ano, o curso é ofertado em modo intensivo (intervalar) e é voltado à indígenas, quilombolas, ribeirinhos, campesinos ou extrativistas, que atuam como Educadores do campo e candidatos que vivem no campo e/ou pertencem a comunidades do campo. Há reservas de vagas para PcD. O processo é regido por edital específico e, geralmente, inclui provas objetivas, de redação em língua portuguesa, além de entrevistas. 

PSE 2019.1 

Ingressos anteriores 

 

 

Processo Seletivo Simplificado (PSS): São processos seletivos simples destinado ao público em geral. Nesta modalidade podem ser utilizados os seguintes meios de avaliação, combinados ou não, como forma de ingresso:número reduzido de disciplinas, Prova de redação, Avaliação de documentação de pertencimento
Entrevistas. 

PSS 2019.1 VR

Ingressos anteriores 

 

 

Processo Seletivo (PS): Processo de seleção destinado ao público em geral que utiliza as disciplinas da matriz curricular do ENEM mais prova de redação como meios de avaliação, além de respeitar a reserva de vagas garantidas pela lei Lei nº 12.711/2012.

PS 2019.3 (Canaã dos Carajás)

Ingressos anteriores 

 

 

Processo Seletivo Indígena e Quilombola - PSIQ: Destinado à seleção de candidatos indígenas e quilombolas, o PSIQ garante o provimento vagas em todos os cursos de graduação presenciais oferecidos pela Unifesspa. São destinadas duas vagas para pessoas pertencentes a povos indígenas e duas vagas para povos quilombolas. A seleção compreende duas fases: redação em língua portuguesa e entrevista individual.

PSQI 2019

Ingressos anteriores 

 

 

 

Mobex

A Mobilidade Acadêmica Externa (MOBEX) é a movimentação de discentes de um curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior, ou portadores de diplomas (já graduados) para os cursos de graduação da Unifesspa. As regras para participação são definidas por meio de edital e a realização do processo está condicionada à existência de vagas.

Ingressos anteriores 

 

 

Mobin

A Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) é o processo que permite a movimentação de discentes de um curso de graduação para outro curso de graduação na Unifesspa. A realização do processo está condicionada à existência de vagas nos cursos. As regras para concorrência nessa modalidade de ingresso são previstas em edital.

Ingressos anteriores

 

 

Transferência

Transferência: Essa forma de ingresso é garantida ao servidor público federal (civil ou militar) estudante ou seu dependente estudante, regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior, em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município do Campus da Unifesspa ou para localidade próxima (Lei 8.112, de 1990, artigo 99; Lei 9.394 de 1996, artigo 49, regulamentada pela Lei 9.536, de 1997).

Mais informações

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página