Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vice-reitora é homenageada na Câmara Municipal de Marabá

  • Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 16h04
  • Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 16h04
  • Acessos: 441

A manhã desta segunda-feira (06) foi marcada por uma solenidade em homenagem ao Dia da Mulher, na Câmara Municipal de Marabá, onde foram debatidas e apresentadas várias demandas relativas as mulheres. Na ocasião a composição da mesa principal foi feita apenas por mulheres e presidido pelas vereadoras Elza Miranda e Cristina Mutran.

WhatsApp Image 2024 03 06 at 14.40.30 1Durante a solenidade a vice-reitora da Unifesspa, Lucélia Cavalcante, foi homenageada e recebeu o título de cidadã marabaense. Eu seu discurso a docente destaca que possui raízes profundas em Marabá, que foi o local onde ela e sua família escolheu morar. Na ocasião, Lucélia também fala da importância e da participação da mulher na política.

De acordo com a pesquisadora, os dados apresentados pela da Unesco, apontam que apenas 28,8% de cientistas são mulheres, “isso mostra que temos muito a avançar! A Universidade pública, gratuita e de qualidade tem obrigação de exercer seu protagonismo na mudança deste estado de coisas. Na atual gestão, 57% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres enquanto outras instituições públicas no estado do Pará, tem apenas 17%. Esta é uma demonstração inequívoca da orientação que esta gestão assumiu na defesa dos direitos das mulheres, traduzido também na criação do Grupo de Trabalho políticas para mulheres da Unifesspa, que trouxe e trará ações nesta direção”, pontuou.

Na ocasião também foi lembrado a importância da participação da mulher na política. Elza Miranda lembra que há anos as mulheres vêm atuando e representando seu povo, e deu seu incentivo para que as mulheres se candidatem a vereadoras, deputadas e a qualquer outro cargo que almejarem. “Sejam do tamanho de seus sonhos, não se calem, tenham força e resiliência”, declara durante o seu discurso.

A ex-vereadora Júlia Rosa reforça que “onde a mulher esteja ela (a mulher) contribui para o desenvolvimento da sociedade em que vive. O que a mulher não pode, e a sociedade não pode perder de vista, é contribuição que cada uma deu e continua dando ao desenvolvimento da sociedade”, declara.

Dentro deste contexto de debate que traz as demandas femininas, a vice-reitora destaca que o protagonismo das mulheres transforma a cultura e a sociedade, por isso a importância de elas preencherem os espaços sociais de política, de gestão, de educação, da ciência e tantos outros. “Apesar de já estarmos no século XXI, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos no Brasil, resultado do machismo estrutural, que provoca injustiças, sofrimento e mata muitas de nós todos os dias”.

Para finalizar a vice-reitora lembra de sua trajetória de trabalho e de busca pela valorização da mulher. “Eu, como mulher amazônida, mãe, professora e militante do movimento de garantia dos direitos de pessoas com deficiência, renovo todos os dias minha motivação para combater as danosas consequências do machismo e construir um espaço acadêmico sem assédio, com mais segurança e valorização do ser mulher”, conclui.

Fim do conteúdo da página